Alimentação Sustentável 🌎💙

Alimentação Sustentável 🌎💙

Saiba como pode ter uma alimentação mais saudável e sustentável colocando em prática apenas 5 medidas

Antes de mais, importa referir que a adoção de uma alimentação saudável e sustentável passa necessariamente pela maior inclusão de produtos de origem vegetal e subsequente redução do consumo de produtos de origem animal, cujo impacto a nível de pegada ecológica é muito superior.

Contudo, não julgue que é suficiente adotar um padrão alimentar vegan, uma vez que por si só este padrão pode não ser considerado sustentável, dado que a sustentabilidade alimentar assenta em variadíssimos pilares, desde a adequação nutricional, a cultura alimentar e a acessibilidade, e não apenas no impacto ambiental causado pelas escolhas alimentares efetuadas.

Desta forma as cinco medidas que pode adotar no dia-a-dia são:

1.ª Medida

Sempre que possível compre os seus alimentos a produtores locais.

Contribua para economia local e melhoria do ambiente, uma vez que têm uma cadeia de distribuição muito reduzida e o seu preço é mais acessível.

Pode fazer as suas compras no mercado municipal ou em pequenos produtores locais.

2.ª Medida

Dê preferência a alimentos frescos, locais e da época.

Estes alimentos apresentam características organoléticas (sabor, odor e cor) e nutricionais superiores.

3.ª Medida

Faça uma alimentação mediterrânica

Esta dieta não constitui apenas um exemplo de um padrão alimentar e estilo de vida saudável, promove igualmente o “bem-estar do planeta” através da redução de desperdício alimentar, uma vez que apela à moderação no consumo alimentar. Neste tipo de alimentação é incentivada a utilização de alimentos locais e sazonais, traduzindo-se assim no decréscimo de importação de alimentos e consequentemente na redução dos custos energéticos, tempo, embalagem e transporte associados.

4.ª Medida

Repense, Reduza, Reutilize e Recicle

  • Repense nos produtos que compra habitualmente, qual a sua origem, dando preferência às compras avulso, produtos locais e sazonais, bem como no número de refeições que faz por semana que incluem produtos de origem animal;
  • Reduza (ajuste) as porções de alimentos ingeridas às suas necessidades energéticas e nutricionais;
  • Reutilize as embalagens, bem como outros materiais;
  • Recicle as embalagens utilizadas (plástico, metal, papel, vidro), bem como pilhas e óleo.

5.ª Medida

Ajude a promover a alimentação saudável e sustentável, junto dos seus familiares e amigos!

Em suma, como pode fazer uma refeição/alimentação mais sustentável?

  • Quando for às compras siga a lista feita previamente, de forma a não adquirir produtos que não necessita;
  • Limite a compra de produtos embalados, preferindo embalagens familiares e produtos avulso;
  • Adquira alimentos provenientes do comércio justo;
  • ¾ do prato devem ser destinados a produtos de origem vegetal;
  • Limitar a ¼ de prato os produtos de origem animal, bem como o consumo de carne vermelha (vaca, porco, cabrito) e processada (salsichas, hambúrgueres);
  • Aumente o consumo de leguminosas, substituindo mesmo em alguns pratos os produtos de origem animal;
  • Consuma em primeiro lugar os alimentos mais perecíveis;
  • Reduza o desperdício na preparação e confeção dos alimentos;
  • Utilize panelas de pressão para cozinhar mais rapidamente e economizar energia, devendo minimizar o uso do forno;
  • Deve ferver água num jarro elétrico, uma vez que poupa energia e é mais rápido;
  • Reutilize as embalagens usadas em vez de comprar recipientes novos;
  • Recicle as embalagens.

Aquando da redução de consumo de alimentos de origem animal, é essencial que a dieta adotada seja acompanhada por um Nutricionista, de forma a minimizar a ocorrência de défices nutricionais.

Adaptado de: Associação Portuguesa de Nutrição. Alimentar o futuro: uma reflexão sobre sustentabilidade alimentar. E-book n.° 43. Porto: Associação Portuguesa de Nutrição; 2017.

Fonte de imagem: http://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/E-BOOK_SUSTENTABILIDADE_APN.pdf


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