Saiba quais são os 10 alimentos a evitar durante a gravidez 🧀🍤🥛🐟🤰💙
Gravidez não é doença, mas é essencial evitar o consumo excessivo de alguns alimentos e mesmo limitar a ingestão de outros, por uma questão de segurança, quer para a mulher grávida quer para o bebé.
Relativamente, ao consumo de sal é imprescindível que seja utilizado em quantidades reduzidas na confeção e que se evite a adição no prato.
Em alternativa pode utilizar ervas aromáticas, como os orégãos, a salsa, o coentro, o cebolinho, o tomilho, o manjericão, na confeção de alimentos, de modo a conferir sabor, impedindo a adição de sal em excesso.
De salientar, a importância da leitura da lista de ingredientes e declaração nutricional dos produtos alimentares, comparando as quantidades de sal nos mesmos.
Deve limitar o consumo de:
- Carnes e peixes salgados
- Caldos de gordura industriais
- Molhos e temperos pré-confecionados ou prontos a utilizar
- Aperitivos salgados: batatas fritas, enlatados, produtos de charcutaria e salsicharia, frutos oleaginosos salgados
Quanto ao consumo de produtos fornecedores de cafeína ainda pouco se sabe sobre eventuais efeitos do seu consumo para o bebé. De ressalvar que não é apenas o café que contém cafeína, mas também chá, o cacau e os refrigerantes com cafeína.
Contudo, o café apresenta aproximadamente o dobro de quantidade de cafeína comparativamente aos restantes alimentos supracitados que curiosamente têm aproximadamente a mesma quantidade.
De acordo com recomendações internacionais, as mulheres grávidas podem fazer uma ingestão máxima de 200 mg/dia de cafeína.
Fontes de cafeína:
- 1 Chávena de café instantâneo: 60 – 70 mg
- 1 Chávena de café expresso: 100 – 150 mg
- 1 Chávena de chá (folhas/saquetas): 20 – 60 mg
- 330 mL de refrigerante tipo cola: 35 – 65 mg
- 330 mL de bebida energética: 90 mg
Acrescenta-se ainda a necessidade de limitar a ingestão de:
- Lacticínios não pasteurizados
- Queijos mal curados
- Queijo fresco e requeijão
- Enchidos e fumados
- Espadarte, tamboril ou tintureira
- Carne e pescado mal cozinhados (peixe, moluscos e marisco)
- Legumes e fruta mal lavados
- Patês de qualquer tipo
- Produtos alimentares com adição de adoçantes
Em suma, a alimentação durante a gestação deverá ser completa, equilibrada, variada e segura, segundo a Roda dos Alimentos.
Texto adaptado de: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA GRAVIDEZ. Diana Teixeira, Diogo Pestana, Conceição Calhau, Lisa Vicente, Pedro Graça. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável Direção-Geral da Saúde. ISBN 978-972-675-221-9. Lisboa, 2014
Fonte da imagem: Evicção alimentar