Smoothie Bowls: Diz-lhe alguma coisa ⁉️🥣💙

Smoothie Bowls: Diz-lhe alguma coisa ⁉️🥣💙

A smoothie bowl é mais uma opção para um pequeno-almoço ou lanche variado, equilibrado e completo do ponto de vista alimentar e nutricional, constituindo uma alternativa aos batidos, smoothies e papas de aveia.

A smoothie bowl pode ter o sabor que desejar com os mais variados toppings, normalmente preparada à base de frutas, vegetais e cereais.

O que distingue uma smoothie bowl de um smoothie é a consistência, mais espessa, que obriga a uma ingestão mais prolongada no tempo, traduzindo-se necessariamente em maior sensação de saciedade, comparativamente ao smoothie de textura líquida.

Fica a sugestão para o pequeno-almoço de hoje de Smoothie Bwol de Pitaia:

Ingredientes:

  • 1 chávena de manga congelada picada
  • 1 chávena de abacaxi congelado picado
  • 1 pacote de puré congelado de pitaia
  • 2 mãos cheias de espinafres
  • 1/2 kiwi descascado
  • 1/2 chávena de bebida vegetal ou leite ou queijo fresco batido (depende da consistência e quantidade de proteína desejada e necessária)
  • Granola sem açúcar de adição
  • Frutas frescas picadas de escolha: morangos, banana, kiwi, manga, mirtilos, amoras, framboesas

Modo de Preparação:

  1. Triturar as frutas congeladas juntamente com os espinafres, kiwi e o leite/bebida vegetal/queijo fresco batido.
  2. Colocar cerca de 1/4 de chávena de granola numa taça.
  3. Cobrir com o smoothie e voltar a colocar granola e frutas frescas à escolha, e está pronto a ingerir!

Para quem ainda não conhece a pitaia fica a curiosidade de que corresponde a uma fruta exótica proveniente de várias espécies de cactos, oriundos da América Central, Brasil, Israel e China.

Esta fruta é denominada por “pitaia” por significar “fruta escamosa”. Essencialmente, existem três espécies:

  • Pitaia-branca: rosa por fora e polpa branca
  • Pitaia-amarela: amarela por fora e polpa branca
  • Pitaia-vermelha: avermelhada por dentro e por fora

Valor Energético e Composição Nutricional por 100 g de Pitaia vermelha de polpa branca:

  • Energia = 40,1 kcal
  • Lípidos = 0,1 g
  • Hidratos de Carbono = 9,2 g
  • Proteína = 0,15 g
  • Fibra = 0,3 g
  • Vitamina C = 25 mg
  • Niacina = 0,2 mg
  • Cálcio = 6 mg
  • Fósforo = 19 mg
  • Ferro = 0,4 mg

Receitas adaptadas de: Smoothie Bowls

Composição nutricional: Pitaia


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