6 RAZÕES QUE O FAZEM ENGORDAR NO FIM DE SEMANA 🛒📝🍕🥗👨‍🍳💙

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É muito frequente, sobretudo à segunda feira, ouvir em consulta as mais diversas justificações para explicar o possível ganho de peso, mesmo antes de subirem à balança, tais como: “tive uma festa de anos; fui a um juntar da empresa”; já sabe como é o almoço de domingo em casa dos pais; a sexta feira é o dia de me reunir com os amigos”, entre muitas outras desculpas.

Contudo, nem sempre tal acontece e o indivíduo acaba por ter uma agradável surpresa, verificando-se não apenas que não aumentou o peso, como até perdeu algum peso e volume!

Nestes casos de sucesso, constata-se facilmente, consulta após consulta, que a pessoa cumpre o plano alimentar prescrito sem qualquer sacrifício, aliando-o à prática regular de exercício físico, e que comete alguns excessos alimentares mas de forma esporádica, e sobretudo, apenas em ocasiões sócio-culturais.

E o que é ainda mais notório e merecedor, é que as pessoas que conseguem alcançar os objetivos a que se propõem, alimentares e exercício físico, referem em consulta que quando ingerem algo fora do habitual, uma refeição num restaurante ou com mais gordura, que se sentem enfartados rapidamente e mesmo que sentem algum desconforto gastrointestinal, o que naturalmente os impede de comer em grandes quantidades, impedindo logo à partida qualquer ganho ponderal.

Por outro lado, em determinadas circunstâncias ocorre de facto ganho ponderal, porque de facto os excessos supracitados acontecem fim de semana após fim de semana, se não mesmo durante a semana, não permitindo se quer que o organismo comece a responder positivamente às alterações que se procuram instalar, e portanto, comprometem qualquer resultado que eventualmente se tenha alcançado.

Neste último caso, há que analisar o que faz durante os seus fins de semana procurando o padrão alimentar que se instala nestes dois dias da semana, e que o levam a cometer os mesmos erros consecutivamente.

Deste modo, os erros mais comummente relatados em consulta são:

  • Ida ao supermercado à sexta:
    • Se “levar alguma fome” acaba inevitavelmente por adquirir alimentos de elevada palatabilidade, ou seja, com elevado teor em açúcar e gordura – elevada densidade energética
    • Sem lista de compras: adquirindo produtos alimentares desnecessários
  • Não parar para fazer as refeições a cada 3 horas:
    • Salta refeições
    • Passa estes dias a petiscar o que vem à mão
  • Reduz a ingestão de líquidos:
    • Não bebe a mesma quantidade de água/águas aromatizadas/chás que costuma beber ao longo da semana
    • Ingestão de refrigerantes acompanhar as refeições que mandou vir de fora ou que foi buscar
  • Não cozinhar:
    • Mandar vir refeições de fora
      • Pizzas, fritos, comidas com molhos
    • Passar pelo drive de algumas cadeias de fast food
      • Hambúrgueres
  • Tarde de sábado e domingo em frente ao televisor
    • Mais petiscos, desde amendoins salgados acompanhados por uma cerveja, um pacote de batatas fritas ou pipocas bem doces acompanhar o filme da tarde
    • Sedentarismo na sua plenitude
  • Aliado, a todos estes excessos ainda falta o jantar de sábado e/ou almoço de domingo em família ou passado com amigos

Entre os aspetos referidos, considero prudente analisar se de facto comete todos estes excessos, e em caso afirmativo ponderar e priorizar as “escapidanhas da dieta”, isto é, entre todas as “facadinhas na dieta” optar pelas que realmente valem a pena, e sobretudo as que fazem parte da sua vida sócio-cultural.

Portanto, se sabe que por norma vai socializar em família, cuja refeição é sempre repleta de entradas, um bom prato e algumas sobremesas, evite cometer os restantes excessos, que analisando bem são totalmente dispensáveis.

Ou seja, não vá às compras com fome, lanche antes de o fazer e seja disciplinado, levando uma lista de compras e restringindo-se ao que esta contém, poupa calorias e dinheiro! E lembre-se, que a “ocasião faz sempre o ladrão”, ou seja, se tiver alimentos de elevada densidade energética sempre disponíveis em casa, acaba inevitavelmente por os ingerir.

Por muito que acorde mais tarde ao fim de semana, respeite o horário das refeições, parando para as fazer a cada 3 horas, vai controlar muito mais facilmente o apetite.

Tenha sempre água ou águas aromatizadas ou chás consigo, se está por casa não há desculpa para reduzir a ingestão de líquidos, muito pelo contrário. Se não ingerir a quantidade de água suficiente para manter uma urina incolor e inodora, é sinal de que precisa aumentar a ingestão líquidos para se manter hidratado, sem esquecer que acaba por controlar o apetite ao longo do dia levando-o a evitar determinados petiscos.

O facto de querer tirar folga dos cozinhados ao fim de semana é perfeitamente compreensível, no entanto não pode ser encarado como sinónimo de ingerir junk food durante todo o fim de semana, rapidamente faz uma salada de atum ou uma tarte de legumes congelados já preparados para confecionar ou enrola um wrap com salmão, queijo, fiambre e vegetais!

É fim de semana, e claro que deve aproveitar para relaxar da forma que melhor lhe apetecer, mas pode fazê-lo sem um balde de pipocas à frente ou amendoins e refrigerantes acompanhar. Prepare snacks mais saudáveis, como umas trufas de cacau feitas com abacate em 5 minutos, tenha sempre fruta, iogurtes e gelatina em casa, e porque não uns frutos gordos, amendoins, nozes, avelãs, amêndoas, cajus, mas sem sal e também tremoços sem sal. E para acompanhar, um chá quente/fresco de lima/limão ou de frutos vermelhos ou de menta!

Espero que tenham retirado algumas ideias para colocar em prática aos fins de semana e que partilhem o artigo!

Fonte da imagem: Weekend


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