20 MARÇO | DIA MUNDIAL DA SAÚDE ORAL | PREVINA CÁRIES ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO 🍦🍫🍬💙
As doenças orais estão entre as doenças crónicas mais comuns. No mundo, 90% da população estão em risco de algum tipo de distúrbio, desde lesões de cárie a doenças periodontais e cancro oral.
A ocorrência de cáries pode de facto ser ptevenida não apenas pela visita regular ao seu dentista e um higiene oral adequada, mas considerando igualmente os fatores de risco para o seu desenvolvimento.
A cárie dentária consiste numa das doenças mais frequentes afetando cerca de 90% da população mundial. Esta patologia é provocada por bactérias que promovem destruição parcial ou mesmo total da estrutura dentária.
As cáries podem ser causadas e evoluir por diferentes etiologias, como por exemplo:
- Presença de bactérias
- Alimentação inadequada
- Higiene oral desajustada
- pH salivar
No que concerne a alimentação, o principal fator de risco consiste na ingestão excessiva de hidratos de carbono simples. Aquando da ingestão destes alimentos são dadas às bactérias pré-existentes na cavidade oral as condições ideais para os metabolizarem originaando um ambiente ácido. E é neste meio de pH reduzido que é favorecida uma desmineralização acentuada do esmalte dentário, correspondendo ao primeiro passo de ocorrência da lesão de cárie dentária.
Atualmente, a alimentação ocidental rica em gorduras, açucares e alimentos refinados, mais acessíveis e portanto consumidos de forma muito frequente, promovem aumento exponencial da prevalência da cárie dentária.
Deste modo, e mais vez, uma alimentação equilibrada, variada e completa “é claramente uma vantagem para a saúde oral”.
Acrescenta-se ainda, que se pode priveligiar o consumo de alimentos fornecedores de proteína, bem como de hortícolas, uma vez que promovem a remineralização do esmalte.
Assim, alimentos como a laranja, pera, maçã e cenoura auxiliam na limpeza mecanica dos dentes, e deste modo previnem o surgimento de “lesões de cárie por remoção da placa bacteriana, são assim alimentos anticariogénicos”.
Espero que tenha este artigo tenha sido esclarecedor e que o partilhem 😉
Referências: Saúde Oral | Prevalência
Fonte da imagem: Imagem