TREMOÇOS | WHAT ELSE ?!😇💙

TREMOÇOS | WHAT ELSE ?!😇💙

O consumo de tremoços é típico nos países mediterrânicos e na América Latina.

O tremoço constitui a semente contida na vagem do fruto de uma planta designada por tremoceiro, correspondendo a uma leguminosa.

Relativamente, às propriedades nutricionais são em tudo similares às restantes leguminosas. No entanto, o tremoço em natureza contém um aminoácido e alcaloides neurotóxicos. Para se tonarem numa opção alimentar sem qualquer perigo para a saúde, torna-se crucial a eliminação dos alcaloidess. Nesse sentido, os tremoços devem ser cozidos e depois cobertos com água, a qual deve ser mudada por alguns dias até desaparecer o paladar amargo característico, traduzindo-se na eliminação dos alcaloides.

No que diz respeito o seu valor energético e composição nutricional por 100 g:

  • Reduzido valor energético | 70 kcal num pires de 60 g
  • 16 g de proteínas por 100 g | Proteína de boa qualidade e digestibilidade
  • 5% de fibra
  • Pobre em gordura | 2%, sobretudo, mono e polinsaturada
  • Vitaminas | Folato
  • Sais minerais |Cálcio, Potássio, Manganésio, Ferro e Zinco

Este alimento é um importante aliado quando se encontra em restrição energética, tendo benefícios na redução do apetite e no aumento da saciedade, devido ao reduzido valor energético, à elevada quantidade de proteína e fibra e o reduzido valor energético. 

De facto, o tremoço pode substituir a proteína de origem animal, tornando-se extremamente interessante em dietas vegetarianas, e também para indivíduos com doença celíaca, dado que não contém glúten.

Em relação à dieta vegetariana, o tremoço é menos irritante para o estômago comparativamente à soja.

Alguns estudos têm demonstrado o benefício do seu consumo no que concerne a regulação do colesterol e glicemia e ainda na regulação e proteção da flora intestinal, derivada do elevado teor em fibra, mas também devido à presença de fitoquímicos.

Mas nem tudo são rosas, uma vez que o tremoço é conservado em salmoura o que espelha numa elevada quantidade de sal. Realmente, cerca de 60 g fornecem um quinto da dose máxima diária recomendada de sal (5 g). Neste sentido, recomenda-se passar os tremoços por água corrente ou demolhá-los antes do seu consumo, tendo sempre em atenção a lista de ingredientes e declaração nutricional no momento de aquisição.

Em jeito de resumo, o tremoço apresenta um baixo valor energético com propriedades saciantes e alguns efeitos benéficos para a saúde.

Referência: Nutrimento – Tremoços | Tabela de composição de alimentos Portuguesa 2006

Fonte da imagem: Tremoço


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