OVO SIM, OVO NÃO ?! 🥚💙

OVO SIM, OVO NÃO ?! 🥚💙

O ovo continua a ser visto de 2 formas, como “o mau” da fita para aumento de valores de colesterol ou como “o salvador da pátria” no que à hipertrofia diz respeito!

No entanto, como em tudo, é necessária moderação no consumo, tem de certo muitos benefícios para a saúde mas em em excesso os efeitos prejudiciais estão bem comprovados ao contrário do que se tenta fazer o leite, diabolizando-o sempre que possível! Mas quanto ao leite poderá ler o artigo com mais detalhe aqui!

É muito frequente ouvir debates acerca do consumo de ovos, sobretudo acerca do número que se poderá eventualmente consumir por dia!

Neste sentido, numa meta-análise publicada recentemente, cujos autores corrigiram possíveis erros de associação, homogeneizando dados de ingestão, estilo de vida e padrões de alimentação saudável, pode afirmar-se que:

  1. A maior ingestão de ovos e de colesterol alimentar se associa significativamente com maior incidência de Doenças Cardiovasculares e à mortalidade por todas as causas, numa relação positiva dependente da dose.
  2. Uma vez mais, o colesterol presente naturalmente nos ovos, independentemente da forma como são confecionados, não promove apenas maior incidência de Doenças Cardiovasculares em indivíduos que ingerem mais ovos, mas também é um dos responsáveis pela mortalidade por todas as causas.

Portanto, não existe um número mágico de ovos que possa consumir por semana, existe sim moderação, não apenas no concerne este alimento, mas a todos os alimentos presentes nos vários grupos alimentares.

Por outro lado, há que enaltecer as qualidades nutricionais deste alimento. Assim, o ovo constitui uma excelente fonte de proteína de elevada qualidade biológica, proporcionando o desenvolvimento e uma rápida recuperação muscular, contendo ainda vários nutrientes importantes, como diversas vitaminas (A, D, E e do complexo B) e minerais (sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco).

Espero que tenha ficado esclarecido!

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Fonte da imagem: Eggs


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