A CANELA E POSSÍVEIS EFEITOS BENÉFICOS
Muito se tem escrito e falado acerca da canela, para além, da utilização nas mais vastas preparações culinárias, a canela é considerada para alguns um fármaco importante no tratamento de doenças respiratórias, digestivas e ginecológicas, sendo também supostamente um elemento de extrema importância na perda de peso.
Quase todos os componentes da canela têm utilidade médica ou culinária, desde a casca, as folhas, as flores, as frutas e as raízes. Relativamente, aos óleos voláteis, obtidos a partir das cascas, folhas e raízes, a sua composição química poderá variar muito e nesse sentido poderá variar igualmente quando aos eventuais efeitos benéficos.
Existem duas variedades principais de canela, a Cinnamomum zeylanicum (CZ), conhecida como “a verdadeira canela”, e a Ceylon cinnamon (CC), cuja principal diferença consiste no teor em cumarina, apresentando a canela CC maiores teores deste composto. De realçar, que esta última quando consumida em grandes quantidades e regularmente, acarreta risco para saúde.
Segundo o Instituto Federal da Alemanha (BfR), 1 kg de CC em pó contém aproximadamente 2.1-4.4 g de cumarina, correspondendo a 1 colher de chá de CC. Na realidade, estas quantidades, ultrapassam as Doses Diárias Toleráveis (DDT) de cumarina, cuja concentração recomendada pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), é de 0.1 mg/kg de peso corporal/dia. Já a “verdadeida canela” ou CZ apresenta quantidades insignificantes de cumarina.
MAS O QUE É A CUMARINA?
A cumarina é um fitoquímico com fortes propriedades:
- Anticoagulantes
- Cancerígenas
- Hepatotóxicas
PROPRIEDADES BENÉFICAS DA “VERDADEIRA CANELA” – CZ
- Anti-inflamatória
- Antioxidante
- Antimicrobiana
- Redução da glicemia
- Otimização da função cognitiva
- Redução do colesterol
- Redução da pressão sanguínea
- Redução da doença cardiovascular
- Redução do risco de cancro do cólon
MECANISMOS DE ATUAÇÃO DA CANELA – CZ
Os mecanismos subjacentes à redução dos valores de glicemia pela canela CZ, podem dever-se à:
- Diminuição de absorção de glicose a nível intestinal, por inibição enzimática
- Estimulação da captação de glicose pelas células – EFEITO ANTIDIABÉTICO
- Síntese de glicogénio
- Libertação de insulina
- Maior atividade do recetor da insulina
- Inibição da gliconeogénese por efeito nas enzimas reguladoras
Quanto aos mecanismos associados à melhoria do perfil lipídico, poderão ser:
- Elevada quantidade de fibra, traduzindo-se na redução de absorção intestinal de lípidos
- Elevada quantidade de vitaminas e/ou antioxidantes, parecem favorecer o metabolismo lipídico
- Aumento serológico dos níveis de insulina, após administração da canela CZ, contribui igualmente para redução dos valores de lípidos
No que concerne a pressão arterial, os mecanismos eventualmente relacionados carecem de mais investigação, embora se apontem alguns mecanismos como a vasodilatação periférica. Os constituintes fenólicos da canela CZ parecem também desempenhar papeis quanto à capacidade antioxidante e captação de radicais livres.
No que respeita a ação antimicrobiana, esta parece estar associada ao aumento do potencial hidrofóbico, derivado dos óleos essenciais, que altera a estrutura e integridade da membrana celular.
Referência bibliográfica: Medicinal properties of ‘true’ cinnamon (Cinnamomum zeylanicum): a systematic review. Ranasinghe et al. BMC Complementary and Alternative Medicine 2013
Fonte da imagem: Cinnamon