GENGIBRE | QUAIS SÃO OS VERDADEIROS BENEFÍCIOS ?! 🤓💙

GENGIBRE | QUAIS SÃO OS VERDADEIROS BENEFÍCIOS ?! 🤓💙

O gengibre pode ser utilizado nas mais diversas preparações culinárias, desde pratos, sobretudo asiáticos, às mais deliciosas sobremesas, sendo igualmente muito utilizado para aromatizar a água, mas também é utilizado com fins medicinais.

Na realidade, a parte do gengibre utilizado é o rizoma (caule), podendo apresentar uma coloração amarela ou branca ou vermelha.

Esta especiaria tem um sabor sobretudo picante, mas mais suave que uma pimenta, podendo ser utilizada fresca, em pó, em vinagre, granulado e também em farinha.

Quando utilizado em fresco, para além de ser mais aromático, contêm também maiores teores de compostos bioativos, tendo sido já identificados cerca de 100.

Dos vários compostos bioativos, é de salientar o gingerol e o “shogaol” e respetivos derivados. A família do gingerol predomina no gengibre fresco, enquanto o grupo do “shogaol”, está mais presente no gengibre desidratado. 

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

O rizoma apresenta elevadas quantidades de vitamina B6, manganésio, magnésio, potássio e cobre.

Porém, o gengibre poderá ser usado sobretudo pela sua composição em substâncias bioativas, e não pelos micronutrientes, dado que é consumido em quantidades reduzidas para que os mesmos sejam significativos.

BENEFÍCIOS

O gengibre tem demonstrado, diversos benefícios para a saúde, como por exemplo propriedades e/ou efeitos:

  • Antieméticas (anti-naúsea) | Tratamento destes sintomas durante a gravidez e tratamentos de quimioterapia, 1 a 1.5 g de gengibre por dia
  • Antioxidantes
  • Anti-inflamatórias | Necessária mais investigação quanto ao possível tratamento de doenças como a artrite, a gota e a asma
  • Antimicrobianas | Helicobacter pylori
  • Cardioprotetores | Impacto positivo no perfil lípidico (colesterol) e na pressão arterial

De salientar ainda, que esta especiaria acelera a digestão, uma vez que estimula a secreção de enzimas gástricas e pancreáticas responsáveis pela digestão dos macronutrientes.

CONTRA-INDICAÇÕES

Deve ser evitada a sua utilização em grandes quantidades por doentes que tomam fármacos anticoagulantes e que têm litíase renal – cálculos renais.

Experimente a receita de barras com proteína whey e gengibre!

Referência: Nestlé

Fonte da imagem: Ginger


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