VERÃO, ARRAIAIS & FARTURAS 🎡💙
Chega a altura em que se dá inicio às festas populares, e com estas dezenas de rulotes com farturas e churros prontinhos a comer!
Mais uma vez se enaltece que uma vez não vezes, mas é necessário ter em atenção o valor energético associado a estes alimentos de modo a não ter que tomar medidas drásticas no controlo de danos colaterais!
As farturas e os churros são feitos essencialmente de farinha e água, e até agora tudo bem, também o pão é feito com água e farinha!
O verdadeiro alarme soa quando são mergulhados em óleo e cobertos com açúcar após a fritura!
Deste modo, aquando da sua confeção o valor energético dispara!
Assim, os churros recheados dominam o primeiro lugar no pódio, contendo mais de 40% de gordura do que a versão simples.
Relativamente, ao teor em açúcar, este pode variar entre 5 e 16%, estando igualmente em maior proporção na versão recheada.
As farturas, churros simples ou de chocolate são produtos alimentares de elevada densidade energética, podendo variar entre 325 e 405 Kcal/100 g.
Portanto, quando ingere um churro com chocolate, que em média pesa cerca de 150 g, pode estar a hipotecar mais de um quarto das suas necessidades energéticas diárias.
Como mensagem principal, recorde-se que quando come um churro recheado está a ingerir tantas calorias como numa refeição principal!
Declaração nutricional: Farturas e churros simples