“AGORA NÃO COMO PÃO, TROQUEI POR CEREAIS”‼️🧐💙
O que se pretende ilustrar na imagem acima é o que se vê acontecer muitas vezes em consulta, quando alguém diz que deixou de comer pão e agora só ingere cereais no pequeno-almoço ou no lanche.
Por outras palavras, elimina um pão, que teoricamente teria um aporte de apenas 150 kcal, substituindo por uma tigela de cereais!
Na prática, acaba por despejar uma enorme quantidade de cereais para a tigela, atingindo-se facilmente cerca de 100 ou 200 g de cereais!
Neste caso em particular, mesmo que sejam uns cereais sem açúcar de adição, em 100 g atinge cerca de 400 kcal, mas sejamos honestos, facilmente se consomem cerca de 200 g, o que duplica as calorias ingeridas!
Portanto, num processo de hipertrofia muscular, seria caso para dizer “ouro sobre azul”, mas num caso de emagrecimento é mesmo para levar as mãos à cabeça!
Assim, se pretende variar no que habitualmente ingere às refeições intermédias, faça-o, dado que impede monotonia alimentar, o que promove o abandono do plano alimentar, mas faço-o com peso e medida, literalmente!
Para tal, recomendo a leitura do artigo “CEREAIS | TANTAS OPÇÕES, MAS QUAL A MAIS SAUDÁVEL ?!“, de forma ajustar as quantidades de cereais às suas necessidades energéticas e nutricionais.
Referência Valor Energético: Cereais | Pão: Manual de Equivalentes Alimentares. Associação Portuguesa de Nutrição. Porto. Maio 2019.
Fonte da imagens: cereals