FIQUE A CONHECER AS PROPRIEDADES DO MIRTILO 💙

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O mirtilo, também é conhecido por arando ou uva-do-monte, é uma baga, cuja cor quando madura pode variar entre o azul e o vermelho, consoante a variedade, encontrando-se sobretudo em regiões nas quais o inverno é mais rigoroso.

Assim, esta fruta é originária da América do Norte e do Canadá, a nível nacional pode encontrar mirtilos entre maio e agosto.

Pode utilizar o mirtilo nas mais diversas preparações culinárias, desde saladas, pratos de carne, bolos, bolachas, pudins, tartes, gelados, batidos, bem como constitui igualmente uma excelente opção para fazer chá, compotas e licor. 

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

O mirtilo figura a cabeça de cartaz quando aos alimentos com com maior poder antioxidante, graças aos teores elevados em antocianidinas e vitaminas A, C e E.

De salientar, também a sua riqueza em vitaminas do complexo B e sais minerais, tais como magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro e manganês.

A melhor parte é o seu reduzido valor energético, dado que cerca de 260 g de mirtilos contêm apenas 85 kcal, e se pensar que o peso médio de um mirtilo é de 2 g, poderá ingerir de uma só vez 130 mirtilos!

Constituindo, assim, um excelente snack para estes dias quentes!

Mas nem só de maravilhas “vive” esta fruta, contém igualmente elevados teores de oxalatos, os quais por sua vez podem interferir com absorção de cálcio proveniente da dieta!

Referência: Nestlé

Fonte da imagem: Mirtilos


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