“SÓ COMO BATATA DOCE, PORQUE ESTA NÃO ENGORDA!!!”
Será mesmo assim? Ou será apenas mais um mito propagado como uma verdade absoluta?!
Como se pode verificar na imagem, a batata doce apresenta valor energético e teor em hidratos de carbono superiores, relativamente à batata inglesa!
Mas então porque se fala tanto na batata doce? Sobretudo para o “pessoal do ginásio/fitness”…
Uma das ideias já muito mitigada prende-se com o presumível baixo índice glicémico, que supostamente se traduz num maior grau de saciedade.
Contudo, o índice glicémico não é algo estanque, podendo variar consoante uma imensidão de fatores que nos são completamente alheios, tal como o método de confeção utilizado.
Portanto, se a mesma batata doce for cozida terá um índice glicémico mais baixo do que quando assada, o qual por sua vez se aproxima da batata inglesa!
Porém, não é de descartar a sua riqueza nutricional, nomeadamente em vitaminas A e C, e minerais como o magnésio, potássio e ferro!
Em suma, o mais importante é ter uma alimentação completa, que respeite todos os 7 grupos das roda dos alimentos, equilibrada, no sentido que deve ingerir alimentos de cada grupo nas quantidades correspondes à porção que ocupam na roda, e sobretudo, variada, ou seja, variar nos alimentos dentro que cada grupo, evitando monotonia alimentar!
Declaração Nutricional: Tabela de Composição dos Alimentos Portuguesa
Fonte das imagens: autumn | batata doce | batata inglesa