BOMBONS & NATAL !!!
Em Portugal, a Época Natalícia e o típico chocolate, adquirindo estes últimos os mais variados formatos e sabores, constituem imagens indissociáveis!
Desde novembro que a ida ao supermercado é uma constante tentação, no que respeita o vislumbre do enorme espaço ocupado por estas pequenas delicias.
Cada vez menos, a ingestão destas iguarias de elevada densidade energética se resume apenas aos dias de Natal!
Assim, o excedente energético advindo do consumo de bombons e afins, pode traduzir-se nuns quilinhos a mais, levando-o a entrar de pé esquerdo no Novo Ano, mas sempre repleta de resoluções e promessas com curto período de vida!
Dado que as mudanças tão necessárias do estilo de vida são sempre deixadas para “um amanhã”, para “a próxima segunda-feira”, para o inicio de “um novo mês” ou para “o primeiro dia do ano”.
Portanto, o Natal, tal como outras épocas festivas, não pode servir de desculpa para a ingestão absurda de alimentos que não constam na Roda dos Alimentos, devendo sempre cingir-se realmente a estes dias, e de preferência sem toneladas de açúcar e gordura associados, e mesmo assim conseguirá provar de tudo um pouco!
De modo a gerar o alerta necessário evitando que se exceda mais do que o estritamente necessário nas compras natalícias, ficam as calorias de alguns bombons que já tem na despensa lá de casa:
Declaração nutricional: Declaração nutricional constante nos rótulos dos produtos alimentares | Ana Goios, Margarida Liz Martins, Ana C. Oliveira, Cláudia Afonso, Teresa Amaral. Pesos e Porções de Alimentos. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. ISBN: 978-972-98406-1-6. Abril 2014.
Fonte das imagens: Bombom | Ferrero Rocher | I love Milka | Trufa de chocolate | Guylian | After Eight