1 DE JUNHO | DIA MUNDIAL DA CRIANÇA & DO LEITE
Os primeiros anos de vida da criança são ideais para transmitir conhecimentos importantes, nomeadamente ao nível da alimentação, havendo assim a grande possibilidade de se criarem hábitos alimentares saudáveis que poderão perdurar pela vida fora.
Aalimentação deste grupo etário deve proporcionar um adequado crescimento e desenvolvimento e, ao mesmo tempo, permitir uma atividade física importante e ser adequada para desenvolver as atividades escolares de forma satisfatória. O risco de desnutrição pode surgir quando as crianças têm pouco apetite durante um longo período de tempo, quando comem um número limitado de alimentos ou quando diluem a sua alimentação de forma significativa com alimentos de baixo valor nutricional. A nova Roda dos Alimentos representa um bom guia alimentar para a escolha alimentar diária. Trata-se de uma imagem em forma de círculo que se divide em setores de diferentes tamanhos que se designam por grupos e reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes. A nova Roda dos Alimentos é composta por sete grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária e cujas porções diárias recomendadas estão ilustradas no cartaz da nova Roda. 9 Alimentação em Idade Escolar A água, não possuindo um grupo próprio, está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Sendo a água imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente. As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros por dia. De uma forma simples, a nova Roda dos Alimentos transmite as orientações para uma Alimentação Saudável, isto é, uma alimentação completa – comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente – equilibrada – comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o número de porções recomendado – variada – comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano. No caso das crianças, as doses a consumir diariamente de cada grupo de alimentos devem estar próximas dos limites inferiores recomendados.
Deste grupo fazem parte o leite, o iogurte e outros leites fermentados, queijos e requeijão. O leite, os iogurtes e o queijo devem integrar a alimentação diária, nomeadamente no pequeno-almoço e nas merendas. Os lacticínios são excelentes fornecedores de proteínas de elevado valor biológico, vitaminas e minerais, como é o caso do cálcio, tão importante para os ossos e dentes nesta fase de crescimento das crianças. Para além do cálcio, o leite fornece também vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio e mineralização óssea. Quando se bebe 1 chávena almoçadeira de leite (250 ml), 1 iogurte líquido ou se come 1 e 1 /2 iogurte sólido (200 g), 2 fatias finas de queijo (40 g), 1/4 de queijo fresco de tamanho médio (50 g) ou 1/2 requeijão de tamanho médio (100 g), ingerem-se 8 g de proteínas e 300 mg de cálcio, ou seja, uma porção deste grupo de alimentos.
As crianças devem consumir leite meio gordo
Referência: Alimentação na idade escolar: guia prático para Educadores. Direção-Geral do Consumidor | Associação Portuguesa dos Nutricionistas. 2013
Fonte da imagem: Children