TUDO O QUE NÃO SABE SOBRE CLA 💙
Primeiramente, importa esclarecer o que é o “CLA”, ou seja, é um isómero do ácido linoleico, sendo semelhante a ómega-6, mas cuja configuração atómica é distinta.
Posto isto, o CLA está presente em algumas fontes alimentares, tais como:
- Leite
- Manteiga
- Gordura da carne dos ruminantes
A título de curiosidade o CLA presente nos suplementos alimentares consegue-se por isomerização do ácido linoleico e do óleo de açafrão.
MECANISMOS DE AÇÃO
Tem-se atribuído ao CLA a capacidade de redução de massa gorda e aumento de massa isenta de gordura, e daí despoletar o seu consumo quase de forma exponencial com a aproximação do Verão!
Mas vejamos o seu mecanismo de ação:
- Redução das enzimas envolvidas na captação de triglicerídeos pelos adipócitos
- Promoção de oxidação de gordura como substrato energético através de aumento da β-oxidação
- Redução da proliferação de pré-adipócitos e diminuição da sua diferenciação
- Aumento da oxidação dos ácidos gordos
- Diminuição da lipogénese de novo
- Elevação da lipólise
- Aumento dos níveis séricos de leptina sérica
- Promoção da apoptose dos adipócitos
EVIDÊNCIA CIENTIFICA
Contudo, a maioria dos mecanismos acima apontados carecem de evidência cientifica em Humanos, dado que provêm de estudos em animais (ratos).
Para além disso em duas meta-análises de 2007 e 2009 demonstraram uma redução extremamente lenta de gordura, somente 50 g por semana, num período de 6 meses a 2 anos e sem qualquer alteração na massa isenta de gordura, respetivamente.
Posteriormente, não se verificou qualquer aumento de oxidação de gordura e alteração da composição corporal num estudo realizado em 2011.
Por outro lado, num estudo como maior número de participantes observou-se redução de gordura superior, cerca de 200 g/mês em 6 meses, porém será de especular a real necessidade de utilização deste suplemento para diferenças tão pequenas entre grupos no concerne a alteração da composição corporal.
CONCLUSÃO
Em suma, o CLA será ótimo para emagrecer o hamster gordinho que tiver lá por casa, mas não existe até à data evidência cientifica que suporte a sua suplementação em humanos!
É de extrema importância salientar que uma toma de CLA superior a 6 g/dia se traduz em náuseas, aumentando também a resistência à ação da insulina!
Espero que tenha ficado esclarecido, partilhe!
Poderá ler mais artigos sobre suplementação aqui!
Referência: Curso de Nutrição Avançada no Desporto. Suplementos alimentares e substâncias ergogénicas. PhD Filipe Teixeira. Porto 2017
Fonte da imagem: Summer