EXERCÍCIO | HÁ UMA HORA IDEAL PARA TREINAR ?!🏋️♀️⛹️♂️💙
Existe um período do dia ideal para treinar? Que permita otimizar o treino, diminuindo a perceção de esforço e fadiga? Treinar de manhã permite alcançar mais facilmente melhores resultados? Ou é totalmente indiferente, para o praticante comum a hora do dia em que se treina?
De facto, não está descrito na literatura a existência de uma altura ideal do dia para fazer exercício físico.
Porém, consoante a variação circadiana a que todos estamos sujeitos, podem ocorrer diferentes respostas hormonais relativas ao estímulo que que o exercício pode desencadear, embora não se possa afirmar que “se treinar a determinada hora do dia obterá melhores resultados”.
Em caso de desportos de competição, os treinos deverão ser realizados nos horários em que decorrerá a mesma, permitindo otimizar a performance desportiva.
No entanto, descreve-se uma certa variação interindividual quanto ao desempenho desportivo, verificando-se que em alguns atletas é totalmente indiferente, enquanto que noutros ocorre melhoria do desempenho quando treinam durante a manhã e noutros durante a tarde.
No que diz respeito os níveis de cortisol, estes apresentam-se mais elevados pela manhã, e portanto esta altura do dia não será a mais adequada.
Pelo contrário, os valores de androgénios apresentam-se igualmente elevado neste período, mas curiosamente não decorre qualquer alteração nestas hormonas derivadas da prática de exercício físico, exceto num período mais tardio.
Quanto à disponibilidade de glicogénio muscular, aquando de treinos intensos e com curto período de tempo entre os mesmos, são necessárias 4 a 6 horas para repor as reservas, sendo recomendadas 2 a 3 refeições antes do treino, que incluam alimentos fornecedores de hidratos de carbono, no sentido de aumentar a síntese de glicogénio.
Contudo, “os níveis não variam significativamente em repouso e caso tenham sido devidamente restabelecidos no período de recuperação da sessão anterior torna-se desnecessária esta reposição pré-treino.”
Para além do já descrito, o ritmo circadiano também se espelha em alterações no metabolismo, tornando-o mais “célere” entre as 16 e as 18 horas, altura em que também se eleva a temperatura corporal, constituindo este o melhor período do dia para treinar.
No entanto, convém realçar que para a grande maioria dos indivíduos, que não são atletas, o ideal é treinar, independentemente da hora a que o fazem, dado que não se farão sentir diferenças significativas consoante a hora de treino.
Referência: Fat New World por Sérgio Veloso
Fonte da imagem: Exercise