SABE O QUE SÃO DISRUPTORES ENDÓCRINOS ⁉️🤔✍️💙
Um disruptor endócrino é definido como “uma substância química ou mistura de substâncias de origem externa, que podem interferir na ação hormonal”.
Estes químicos podem ligar-se a receptores endócrinos e ativar ou bloquear ou alterar a síntese e/ou a degradação hormonal dita normal, que em última instância pode culminar na alteração da função endócrina.
Por definição, os disruptores endócrinos interferem nas ações hormonais, influenciando a adiposidade corporal e o desenvolvimento da síndrome metabólico.
CONTAMINANTES AMBIENTAIS
Existem variadíssimos químicos xenobióticos usados no quotidiano que são permanentemente libertados para o meio ambiente. Os quais, por sua vez, têm capacidade em alterar o normal funcionamento do sistema endócrino, e consequentemente afetam negativamente a saúde.
São conhecidos aproximadamente 85 000 produtos químicos, dos quais apenas 1000 são reconhecidos como disruptores endócrinos.
Estes últimos incluem plastificantes, como os ftalatos e o bisfenol A, retardadores de chamas, químicos industriais, desde alquifenóis, metais, dioxinas, poluentes do ar, como são exemplo os hidrocarbonetos aromáticos políciclicos e os pesticidas.
Torna-se importante salientar que desordens a nível do sistema endócrino tem impacto a vários níveis, uma vez que, o sistema endócrino desempenha um papel central na regulação de funções biológicas implicadas no:
- Metabolismo
- Desenvolvimento
- Reprodução
- Comportamento
METABOLISMO E DISRUPTORES ENDÓCRINOS
Deste modo, já desde 2014, que tem sido proposto que alguns disruptores endócrinos podem promover o desenvolvimento de algumas patologias, tais como:
- Obesidade
- Diabetes
- Esteatose hepática
- Alterações no metabolismo lipídico
- Alterações no metabolismo glicídico
Muitos são os estudos que têm evidenciado que, a exposição prolongada a disruptores endócrinos durante o desenvolvimento tem repercussões em múltiplas vias metabólicas e tecidos, que por sua vez, podem proporcionar aumento da ingestão alimentar e provocar alterações no metabolismo, com consequente aumento ponderal.
Por exemplo, o bisfenol A pode causar:
- Aumento de peso
- Intolerância à glicose
- Diabetes Mellitus tipo 2
- Esteatose hepática
Pode ler mais artigos que abordem temas pertinentes na área das Ciências da Nutrição, clicando aqui!
Referência: Maria Elisabeth Street, et al. Current Knowledge on Endocrine Disrupting Chemicals (EDCs) from Animal Biology to Humans, from Pregnancy to Adulthood: Highlights from a National Italian Meeting. International Journal of Molecular Sciences. 2018.
Fonte da imagem: Pollution