Leite: o vilão ou o herói da história?! 🐄🥛💙
Nos últimos anos, muito se tem falado e escrito sobre o leite e derivados, acerca dos efeitos prejudiciais sobre a saúde, como sendo o promotor de desenvolvimento das mais diversas patologias, utilizado frequentemente como desculpa no insucesso da tentativa infrutífera de perda de peso.
O que se observa, frequentemente, é que quem aponta o leite como o grande responsável por todos os males, é o indivíduo que não se abstém de ingerir produtos alimentares processados, como batatas fritas, refrigerantes, entre muitos outros realmente responsáveis pelo desenvolvimento de doenças crónicas e pelo excesso de peso. Mas, claro que não pode faltar a ingestão de um batido de proteína Whey após um treino de força e de Caseína antes de ir dormir. Irónico não é?! Ambas as proteínas provêm do leite…
Por outro lado, e em resposta ao primeiro facto enumerado, vezes de mais, para evitar a ingestão de leite…. sim, somos os únicos mamíferos a beber leite enquanto adultos, porém também somos os únicos a ler este texto!
Relativamente, às inúmeras patologias às quais atribuem como causa o consumo de leite, uma meta-análise recente não demonstrou somente que não agravava o risco de doenças cardiovasculares, alguns tipos de cancro, obesidade e diabetes, mas pelo contrário, terá um efeito protetor no que concerne o desenvolvimento da maioria destas condições de saúde.
Embora, se observe em estudos longitudinais em populações asiáticas, cujo consumo de lacticínios é reduzido, a ausência de acne em adultos, razão pela qual se tem vindo a associar o consumo de lacticínios com o acne no adulto, porém ainda não se tenha estabelecido uma relação de causa-efeito.
Em termos nutricionais, o leite constitui uma excelente opção dada a qualidade e densidade nutricional que oferece, ou seja, apresenta uma relação entre nutrimentos e energia fornecidos extraordinária.
MACRONUTRIENTES
HIDRATOS de CARBONO
O hidrato de carbono presente nestes alimentos é a lactose, apresentando um teor de 5%, que é o açúcar naturalmente presente no leite, elemento ao qual algumas pessoas desenvolvem intolerância, a qual por sua vez pode ser total ou parcial, determinando a quantidade de lactose que não podem ou podem ingerir diariamente, respetivamente.
GORDURA
Os ácidos gordos presentes no leite são de cadeia curta, média e longa, e incluem:
- Ácidos gordos saturados
- Ácidos gordos monoinsaturados
- Ácidos gordos polinsaturados
Os ácidos gordos saturados estão presentes em maiores quantidades, seguidos pelos monoinsaturados e por último pelos polinsaturados.
De realçar, que a gordura saturada se associa à elevação das lipoproteínas de baixa densidade, o colesterol LDL, com impacto aterogénico. No entanto, as propriedades dos vários ácidos gordos saturados são distintas, como se tem verificado relativamente ao ácido gordo esteárico, que representa cerca de 9-14% dos ácidos gordos totais, sem efeitos deleterios para a saúde.
Quando se compara a composição nutricional de um leite gordo e magro a grande diferença surge no teor em vitamina A, sendo muito inferior no leite magro, uma vez que, a vitamina A é uma vitamina lipossolúvel.
PROTEÍNA
De uma forma global, a proteína do leite subdivide-se em dois grandes grupos a caseína, 80% da proteína do leite, e proteína do soro de leite (Whey), perfazendo à restante porção.
A proteína presente no leite é de alto valor biológico, dado que fornece os 9 aminoácidos essenciais na proporção adequada e necessária ao organismo. Estes aminoácidos são apelidados por essenciais uma vez que são não produzidos pelo organismo, e portanto têm que advir da ingestão alimentar.
Funções das proteínas:
- Formação de proteínas viscerais
- Manutenção da massa muscular
- Manutenção da saúde óssea
- Originam péptidos bioativos
Os péptidos bioativos correspondem a fragmentos proteicos que podem ter inúmeros benefícios para a saúde, entre os quais são de destacar:
- Propriedades anti-hipertensoras
- Propriedades antimicrobianas
- Propriedades antioxidantes
- Propriedades imunomoduladores
MICRONUTRIENTES
Cálcio, é certamente o primeiro mineral que surge quando se menciona a riqueza nutricional do leite, de facto o leite é uma fonte essencial deste micronutriente. Tanto o leite como os seus derivados constituem as melhores fontes de cálcio, na medida em que superam alguns hortícolas de folha verde escura quanto há biodisponibilidade deste nutriente, uma vez que, facilita a sua absorção.
Funções do Cálcio:
- Estrutural: essencial à manutenção de ossos e dentes saudáveis
- Contração muscular
- Participação no processo de divisão e especialização celular
- Metabolismo produtor de energia
Porém, não se julgue que o leite se resumo a cálcio no que concerne os micronutrientes, sendo igualmente uma excelente fonte de fósforo, potássio, vitamina A, vitamina B12 e riboflavina.
Em suma, existirão casos nos quais realmente se deve evitar o consumo de leite, quer por alergia à proteína do leite de vaca, quer por intolerância total ou parcial à lactose, sem esquecer a preferência individual, independentemente do motivo ser de ordem ética, moral, ou simplesmente gostar ou não deste alimento.
Referências: Leite
Fonte da imagem: leite