Proteína Whey 💪 💙
Existe uma grande variedade de suplementos proteicos no mercado, quer de origem vegetal quer de origem animal, cujo objetivo se prende essencialmente com a manutenção da massa muscular e/ou hipertrofia muscular.
A proteína Whey (proteína do soro de leite) é com certeza a mais conhecida, estudada e comercializada, devido à sua rápida absorção e elevada qualidade biológica, isto é, contém as quantidades adequadas de aminoácidos essenciais necessários à síntese de proteína muscular.
No mercado encontram-se 3 formas de proteína Whey, a concentrada, a isolada e a hidrolisada.
A proteína isolada apresenta maior grau de pureza e também um teor proteico superior, cerca de 90% ou mais, menor quantidade de hidratos de carbono e gordura, comparativamente à proteína concentrada, cujo teor proteico está na ordem dos 80%.
Ambas são facilmente digeridas por pessoas intolerantes à lactose, uma vez que apresentam um teor em lactose muito reduzido e que é facilmente digerido mesmo por indivíduos com esta intolerância alimentar.
A proteína Whey hidrolisada difere das anteriores no sentido em que é submetida a processos térmicos ou enzimáticos de forma a reduzir o tamanho das frações proteicas o que facilitaria a sua absorção, contudo os estudos realizados até à data apresentam resultados ambíguos.
Portanto, de uma forma geral a proteína Whey concentrada constitui uma boa opção, sendo a proteína isolada recomendada em de distúrbios gastrointestinais.
Por fim, relativamente ao momento em que deve ser ingerida, dependerá se a refeição que antecede e que sucede o treino têm os teores proteicos desejáveis e também o facto de ser mais conveniente ingerir um batido de proteína se não dispuser de fontes alimentares adequadas.
Assim, cada caso deve ser analisado individualmente por um nutricionista, tendo em conta primeiramente a situação clínica de cada individuo, e em caso da inexistência de condições clínicas que impeçam suplementação proteica, proceder à distribuição proteica ao longo do dia, consoante as preferências individuais e o momento em que o treino é realizado, proporcionando a obtenção de melhores resultados.
Adaptado de:
- Clinical Sports Nutrition. Louise Burke; Vicki Deakin. 5th Edition. Mc Graw Hill. Australia; 2017.
- MyProtein
Fonte de imagens: