Proteína Whey, Caseína e BCAAs 🧐💪🏋️♀️🏋️♂️
A proteína Whey e a caseína são ambas proteínas provenientes do leite, estando presentes em diferentes proporções, a caseína corresponde a cerca de 80% da proteína do leite e a proteína Whey corresponde aos restantes 20%.
A proteína Whey, em bom português proteína do soro de leite, é uma proteína de rápida absorção, daí estar associada à sua ingestão em momentos de treinos de força, contém aminoácidos essenciais, não produzidos endogenamente, nas quantidades ideais, fundamentais na recuperação muscular e, subsquente, otimização do processo de hipertrofi.
Destes 9 aminoácidos essenciais fazem parte os aminoácidos de cadeia ramificada, comumente designados por BCAAs: leucina, isoleucina e valina. Estes aminoácidos são cruciais no aumento de síntese de proteína muscular, mas insuficientes quando tomados isoladamente, uma vez que, são necessários os restantes 6 aminoácidos essenciais para que ocorra a síntese de proteína muscular.
Portanto, os BCAAs poderão ser utilizados de forma a complementar determinada proteína, cujo teor em aminoácidos de cadeia ramificada não atinja o limiar necessário para a síntese de proteína muscular, como poderá ocorrer com a proteína de origem vegetal.
Assim, a proteína Whey pode ser tomada antes e/ou após o treino consoante o teor proteico das refeições que antecedem ou que seguem o treino.
Relativamente à Caseína, é uma proteína de lenta absorção, dado que chegando ao estômago forma um coágulo devido à acidez gástrica, atrasando o esvaziamento gástrico e a sua absorção, sendo ideal para tomar numa ceia impedindo a ocorrência de catabolismo muscular, que pode suceder durante o período de noturno.
Fonte de imagens: Musculação