DIETAS DA MODA ⚖️💙
As designadas “dietas da moda”, como a dieta do pH, do limão, da seiva, da sopa, dieta dos 31 dias, dieta do leite, entre muitas outras que surgem sempre em força antes da época balnear com a promessa de obtenção de resultados de forma muito rápida e para os quais se deveria trabalhar durante todo o ano, aliás durante toda a vida, e não durante um curto período de tempo.
Portanto, o ideal é optar por um estilo de vida saudável que englobe hábitos alimentares regulares e equilibrados aliados à prática regular de exercício físico.
Este tipo de “dietas” baseiam-se sobretudo na redução drástica ou mesmo eliminação de ingestão de qualquer tipo de alimento fornecedor de hidratos de carbono que podem acarretar consequências indesejáveis:
- Défice em determinados nutrientes.
- Em algumas “dietas” é mandatária a aquisição de suplementos e substitutos de refeições para se participar no programa.
- Este tipo de “dietas” e alguns suplementos carecem de suporte científico, e os estudos realizados na sua maioria foram somente realizados em animais.
- A redução ponderal incide sobretudo na perda de água e massa muscular, e quando se retomam hábitos alimentares antigos, sucede o ganho de massa muscular, água e ainda mais alguma gordura relativamente à inicial.
- Não é realizada educação alimentar.
- Não é permitida a prática de exercício físico, em pelo menos algumas fases das dietas se não mesmo durante todo o período da dieta.
Mas como se sabe é imprescindível a prática regular de atividade física de forma a manter a massa muscular, e posteriormente na mantutenção do peso perdido.
Fonte da imagem: limão