NITRATOS | SUMO DE BETERRABA 🥤💙
O sumo de beterraba devido ao elevado teor em nitratos constitui um suplemento ergogénico que figura a categoria A de evidência cientifica.
Para além, dos benefícios clínicos descritos na literatura, o facto de se aumentar a disponibilidade de óxido nítrico, a partir da ingestão de sumo de beterraba, parece otimizar o desempenho desportivo, uma vez que, aumenta a economia de oxigénio e tem repercussões diretas na contração muscular.
Deste modo, este suplemento tem-se tornado num novo “vício” para os atletas, uma vez que, as preparações comerciais apresentam uma boa relação custo-benefícios, segura e uma fonte de nitrato inorgânico, especialmente em países onde o nitrato de sódio não é permitido.
Neste sentido, observa-se que uma ingestão aguda, cerca de 2h30m pré-exercício, ou uma ingestão crónica, cerca de 6 dias antes, de aproximadamente 8 mmol, tem elevado as concentrações plasmáticas de nitrato, aumentando a capacidade da via Nitrato – nitrito – NO (óxido nítrico), sintetizando-se assim o desejado Óxido Nítrico.
Porém, as situações nas quais ocorrem estes benefícios continuam ainda por se esclarecer.
As razões apontadas incluem:
- Ingestão de grandes quantidades de nitrato e/ou a elevada capacidade de produção de NO a partir da arginina em indivíduos bem treinados.
- Melhor condição muscular em indivíduos treinados, quer devido aos treinos e quer devido a determinadas vantagens genéticas, que por sua vez aumentam a entrega de oxigénio e atuam como tampão na acidose metabólica, reduzindo as condições sob as quais a via nitrato-nitrito-NO poderia ser mais relevante.
De qualquer modo, parece haver boa evidência que suporte a sua suplementação e que esta aumente o desempenho desportivo em atletas de elite.
Tal poderá ter mais ênfase em desportos ou cenários nos quais o recrutamento das fibras musculares tipo II, menos oxidativas, e em locais e ambientes com condições de hipoxia ou acidose, como são exemplo a prática de exercício a elevada altitude, desportos que envolvem exercícios de alta intensidade ou envolvimento de pequenas massas musculares.
Espero que tenha ficado esclarecido!
Pode ler mais artigos sobre suplementação alimentar, aqui!
Fonte da imagem: Sumo de Beterraba