“MAS É LIGHT/FIT/MAGRO, POR ISSO POSSO COMER À VONTADE!”
Será mesmo assim?
Conforme abordado em artigo anterior, nem todos os produtos light/magros disponíveis no mercado são merecedores de atenção, dada a redução, muitas vezes, insignificante no teor em açúcar e/ou gordura.
Por outro, lado se olhar somente para os produtos cuja redução de energia (calorias) é considerável, de facto já se podem consumir sem o mesmo sentimento de culpa associado.
Porém, à vontade não é sinónimo de à vontadinha!!!
Porque se ingerir 4 fatias de queijo magro, com uma redução de 50% gordura, quando antes se ingeriam somente 2 fatias de queijo meio gordo, então estaremos, de grosso modo, a ingerir a mesma porção de gordura, e nada adiantou optar por um produto magro!
E o mesmo se aplica, a qualquer outro produto light ou magro! São realmente uma alternativa menos energética, mas serão apenas mais amigos da “dieta”, se forem consumidos com a moderação necessária!
Quando às receitas fit, muitas vezes postadas neste site e em tantos outros, também merecem alguma atenção!
Não são receitas isentas de calorias! Apenas se utilizaram produtos com menos gordura ou se adoçaram com adoçante! Mas continuam a ter uma declaração nutricional e um valor energético associado!
Constituem apenas uma versão mais saudável, comparativamente à receita tradicional, servindo para “matar o bichinho” pelo doce ou salgado, sem quebrar totalmente a “dieta”.
Contudo, é de ressalvar que as porções que a “Maria” pode ingerir serão totalmente distintas das do “Afonso”, uma vez que as necessidades energéticas e nutricionais variam consoante a idade, sexo, patologias, nível de atividade física e objetivo que cada indivíduo pretende atingir!