14 DE ABRIL | DIA MUNDIAL DO CAFÉ ☕️💙
“O café é uma das bebidas mais populares no mundo e pode ser tomado de várias formas.
Em Portugal, de forma maioritária, o dia começa com esta bebida, tomamos café a meio da manhã, depois das refeições a meio da tarde e por vezes à noite.
Constitui, igualmente uma forma de socialização em qualquer parte, seja para fazer uma pausa de trabalho, seja para conviver com os amigos.
Em Lisboa diz-se uma “bica” e no Porto apesar do termo um pouco em desuso, pode pedir um “cimbalindo”. Também pode pedir um “italiano” ou “italiana” (café curto) ou um “café cheio” ou “café longo”.
Não no esqueçamos do famoso “pingo” (Porto) ou “garoto” (Lisboa) que é um café com um pouco de leite, e também o “café duplo”, ou seja, dois cafés expressos numa chávena maior” que pode ser ingerido com leite, “galão” que é servido num copo alto e com cerca de 3/4 de leite ou uma “meia de leite”, portanto 50% café e 50% leite.”
BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE CAFÉ
Potenciais benefícios para a saúde e bem-estar:
- Redução da sensação de fadiga.
- Maior estado de alerta e atenção.
- Melhoria do raciocínio e memória.
- Proteção quanto ao desenvolvimento de patologias, como:
- Cancro do cólon
- Diabetes tipo 2
- Cirrose hepática
- Carcinoma hepatocelular
- Depressão
Pode também destacar-se a manutenção das funções cognitivas no envelhecimento, reduzindo o risco de doença de Alzheimer e Parkinson.
Todos os benefícios enumerados, na realidade são atribuídos à presença de cafeína e compostos antioxidantes no café. Porém, será necessária ainda mais investigação para total compreensão dos mecanismos subjacentes.
QUANTIDADE DE CAFEÍNA NUM CAFÉ
O teor em cafeína no café depende de vários fatores, como por exemplo:
- Variabilidade da planta do café.
- Método de preparação (instantâneo, expresso, outro).
- Quantidade de café utilizado na preparação.
- Grau de torrefacção e moagem.
Quanto ao teor médio em cafeína dos vários tipos de cafés e bebidas energéticas, poderá ler o artigo sobre cafeína, aqui!
DOSE DIÁRIA RECOMENDADA DE CAFEÍNA
A European Food Safety Authority (EFSA), em 2015, refere que doses diárias até 400 mg de cafeína por dia são seguras em adultos saudáveis, com exceção das mulheres grávidas. Este valor não se limita aos cafés, tem também em consideração a cafeína presente nas bebidas energéticas, nos refrigerantes e no chocolate.
No que concerne a ingestão de café, recomenda-se um consumo médio de 2 a 3 cafés por dia, em adultos saudáveis.
Relativamente às mulheres que pretendem engravidar, grávidas ou mulheres em período de amamentação relata-se como valor máximo de cafeína 200 mg/dia, dado que a cafeína atravessa a barreira placentária, podendo afetar o feto.
HÁ UM HORÁRIO IDEAL PARA TOMAR CAFÉ ?!
Os momentos mais indicados para beber café coincidem com os picos de produção de cortisol. Esta hormona está intimamente relacionada com a regulação do ciclo circadiano e com a manutenção do estado de alerta. Aliás, o facto de se consumir café nos picos de produção de cortisol, poderá induzir tolerância à cafeína. Desta forma, deverá optar por tomar café entre as 9h30 e as 11h30 e as 13h30 e as 17h00.
CURIOSIDADE | JÁ OUVIU FALAR DE CAFEINISMO?
Não?! Então, este é o termo utilizado na descrição de intoxicação devido ao uso excessivo e prolongado de café ou outras substâncias com cafeína, podendo ocorrer quando a ingestão excede os 400 mg/dia de cafeína. Deste modo, o consumo de elevadas doses de cafeína por um período de cerca a 5 dias podem provocar intoxicação. Os sintomas associados com o cafeinismo podem ser:
- Ansiedade.
- Nervosismo.
- Insónias.
- Taquicardia.
- Náuseas.
De acordo com a literatura, a dose letal de cafeína, no adulto normal, pode ser acima de 10 g de caféina.
De qualquer modo, a maioria dos casos de morte não se devem exclusivamente ao consumo excessivo de cafeína, mas também à toma de suplementos alimentares que contêm substâncias estimulantes, como são exemplo os termogénicos que contêm cafeína, entre outras substâncias que podem interagir entre si ou então devido à associação destas substâncias estimulantes com o álcool.
Partilhe!
Referência: Introdução Melhor Padrinho do Mundo: Pedro Alves | 5 Questões sobre Café. Mariana Barbosa; Teresa Carvalho. APN. Abril 2016
Fonte da imagem: cofee